Teleconsultas aumentam durante a pandemia do coronavírus
Desde março, médicos e pacientes podem contar com a possibilidade de teleconsulta, liberada pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde durante a pandemia. Este método de consultas virtuais surgiu da necessidade de prestar um atendimento remoto a pacientes, que possuem alguma dificuldade de locomoção e, que não podem ir ao encontro do seu médico.
Desde o início regular dessa atividade, a procura pela modalidade teve um aumento significativo, de acordo com as maiores operadoras de plano de saúde do País. Para a Amil, esse tipo de atendimento cresceu seis vezes; já a operadora SulAmérica, a procura aumentou 15 vezes, e a Prevent Senior já realizou mais de 50 mil teleconsultas.
Em Palmas, a Clínica Dr. Henrique Furtado já iniciou o atendimento por meio das teleconsultas. A escolha por esta nova forma de atendimento facilitou a vida dos pacientes que estão distantes geograficamente, além de manter a segurança de todos nesse período.
O cardiologista especialista em cirurgias cardiovasculares, Dr. Henrique Furtado, explicou como vem funcionando a teleconsulta. “Fazemos uma consulta completa, como recomenda um atendimento inicial. Encaminhamos o pedido de exames, passamos uma receita para que o paciente possa ir tomando a medicação enquanto agenda os exames. A partir dos exames prontos, o paciente pode fazer um retorno virtual ou presencial, caso ele tenha feito os exames na clínica para facilitar o processo. Essa é uma inovação importante para a medicina, porque pode contribuir significativamente com a saúde do País. Com a teleconsulta garantimos o aceso ao atendimento de qualidade de maneira rápida e segura. É um serviço que veio para ficar porque facilita a vida das pessoas”, reforçou o cardiologista.