Impresso em: 24/07/2021 23:29:06
Fonte: http://jaciarabarros.com.br/noticias-18791-saude-finaliza-imunizacao-contra-a-covid-19-de-pacientes-em-hemodialise-em-palmas.html

Saúde finaliza imunização contra a Covid-19 de pacientes em hemodiálise em Palmas

14/05/2021 17:44:20

Pacientes renais crônicos de Palmas com mais de 18 anos e que realizam hemodiálise receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas duas clínicas de nefrologia que atendem na Capital. Ao todo, 128 pessoas foram vacinadas ao longo desta semana com o atendimento da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) nas duas unidades hospitalares.


“Aproveitamos que esses pacientes precisam ir de duas a três vezes por semana para realizar a hemodiálise nas clínicas. Vacinamos nos locais para que eles não necessitem se deslocar novamente e se expor ainda mais ao vírus”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros.
  

Pacientes renais crônicos transplantados e demais pacientes com insuficiência renal podem se vacinar contra a Covid-19 nos pontos anunciados previamente. A vacinação para este público foi possibilitada com a chegada das doses da Pfizer encaminhadas para Palmas na semana passada.


Além dos pacientes renais, serão vacinados a partir desta sexta-feira, 14, pacientes com comorbidades acima de 50 anos. A vacinação continua também para pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos, pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos (pacientes com HIV e pacientes oncológicos), grávidas e puérperas acima de 18 anos, ambas com comorbidades e pessoas com Síndrome de Down, também acima de 18 anos.


Documentos necessários

 

Para tomar a vacina, o público deve apresentar laudo ou relatório médico comprovando a condição de saúde; documentos pessoais (CPF, RG ou CNH); Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); Caderneta da Gestante para grávidas; Declaração de Nascido Vivo ou Declaração de Natimorto para puérperas.