Impresso em: 25/09/2021 18:00:10
Fonte: http://jaciarabarros.com.br/noticias-18667-vida-e-obra-do-novo-presidente-da-academia-palmense-de-letras-no-programa-cena-protagonista-desta-qu.html

Vida e obra do novo presidente da Academia Palmense de Letras no Programa Cena Protagonista desta quarta-feira, 5

04/05/2021 16:36:19

O novo presidente da Academia Palmense de Letras (APL), o poeta Josafá Miranda, será o entrevistado do programa “Cena Protagonista” desta quarta-feira, 5. Apresentado pela atriz e produtora cultural Bell Gama, da Cia Cenaberta de Teatro, a exibição acontece às 21 horas, nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Cia Cenaberta.

 

O poeta foi empossado presidente da APL há poucos dias e contará um pouco da sua vida e obra, nos mais diversos campos artísticos como o teatro, a dramaturgia e também a educação. Josafá é Mestre em Educação pela UFT, jornalista pela Cedeg (SP); e também orador, ator, diretor de cinema, teatro e televisão; poeta e escritor (cronista, ensaísta, contista, romancista e teatrólogo); redator, crítico literário; professor em curso pré-vestibular e Ensino Médio e palestrante em diversas áreas.

 

Ele é autor do livro “Alimentos Poéticos” e participante das antologias: Antologia da Poesia Negra de Osasco – Osasco SP 1.987; Poetas Brasileiros de Hoje – Shogun Editora – Rio de Janeiro RJ, 1.988; Antologia Poética de Pinheiro – Scortecci Editora – Pinheiro SP, 1.989; Antologia Poética Nacional Vol. IV – Scortecci Editora – São Paulo – SP, 1.990; Antologia do Concurso Literário Lysias Rodrigues – Palmas, 2000; Primeira Coletânea Palmense de Contos – Palmas, 2013; Crônicas Urbanas – Palmas, 2014.

 

Cena Protagonista

Este é o 3º programa da temporada, que já entrevistou o poeta Osmar Casagrande e o mestre de cultura popular Wertemberg Nunes. O Cena Protagonista vai ao ar toda quarta-feira, às 21 horas, nas redes sociais da Cia Cenaberta. O bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico, como escritores, atores, cineastas e músicos.

 

O programa é produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, com a supervisão do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

  

Apresentadora

Bell Gama é atriz e produtora cultural, sócia-fundadora da Cia. Cenaberta.  No teatro, dirigiu leituras dramáticas para o Sesc-TO, como: Escola de Mulheres – Molière – (2007) e A História é uma Istória – Millor Fernandes (2014). Atuou em vários espetáculos, entre eles: Tupy or not tupi (2002-2004; Paixão de Cristo (2003-2004); O musical: O Resgate de Roseline Brow (2007); Dias Difíceis (2012-2016); ; L!ngua preZa (2016); O Antiquário Frankl (2019-2021); e De Caso com a Solidão (em montagem) Realizou a Produção executiva e Assistência de direção da Comédia  Drácula.

 

No cinema atuou nos curtas: Cheque ou Mate (2008); Tempos Difíceis (2010); O Som de Lá (2012); e, Edital Cultural (2016). Também atuou nos longas: O Nome da Morte (2018); O Pastor e o Guerrilheiro (2020) e das séries: Para TV Brasil – O Boneco de Barro e o Rei (2018); e Para Netflix – O Escolhido, segunda temporada (2019). Bell Gama é também arte-educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Poquelin – Formação inicial para o teatro, promovido pelo grupo teatral da qual é integrante. Desde 2002, tem a personagem “Raymunda” que faz esquetes do cotidiano.

 

Ficha técnica:

Produção / Apresentação: Bell Gama

Coprodução: Cia. Cenaberta

Direção: Kaká Nogueira

Ascom: Cinthia Abreu

Redes Sociais: Fernanda Barbosa

Edição: MZN / Cena Filmes / Bruno Barbosa

Música de Vinheta: Ivan Lins, interpretada por Mônica Soares

--

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=ZkzZu-6gpDI