Justiça Eleitoral do Tocantins convoca mesários por meio eletrônico

Nos acompanhe em tempo real:
Compartilhe nas redes sociais:
02/09/2020 16h34
0 Comentários

Diante da pandemia do Covid -19, a Justiça Eleitoral do Tocantins está realizando a convocação dos mesários voluntários e auxiliares que irão atuar nas eleições 2020 por meio eletrônico. Os contatos estão sendo feitos via e-mail, WhatsApp e ligação telefônica. A medida está regulamentada na Resolução 480/2020, aprovada durante sessão do dia 30 de julho.

Na 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional, 100% dos mesários são voluntários e o WhatsApp tem sido a ferramenta escolhida para interagir com as equipes que irão atuar nos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Santa Rita do Tocantins, Silvanópolis e Monte do Carmo, cidades que compõem a 3ª Zona Eleitoral.  “Para agilizar nosso trabalho criamos grupos por área de atuação e cidade. Através desse recurso repassaremos os comunicados e orientações. Outra novidade é que os treinamentos são todos on-line, por meio de videoconferência. Também utilizaremos o aplicativo “Mesários” para tirar dúvidas e orientar as equipes”, explica a servidora Flávia Moreira Rosa.

Este ano, 3,4 mil mesários já se inscreveram no Estado - quase o dobro do número de inscritos em 2016. Palmas é a cidade com maior número de mesários voluntários. Waléria Figueiredo é um deles. Desde 2015 atua nas eleições e neste ano, mesmo com a pandemia, faz questão de contribuir com a festa da democracia. “Nesse momento de pandemia é importante ressaltar que o mesário desenvolve um papel fundamental como auxiliar da Justiça Eleitoral, garantindo que o sistema democrático continue a ser desenvolvido no Brasil”, ressaltou.

 

Como participar?

Para participar das eleições 2020 na condição de mesário voluntário basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e se cadastrar no  Portal do Mesário.

Os interessados também podem fazer a inscrição por meio do meio do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download nos sistemas operacionais IOS ou Android ou, ainda, enviando e-mail para a Zona Eleitoral da qual é eleitor ou eleitora pelo endereço [email protected] (onde xxx é o número da Zona Eleitoral com 3 dígitos).

Se for convocado, o eleitor receberá a carta de convocação no email e/ou telefone cadastrado na Justiça Eleitoral. 

Campanha

Diante do cenário de pandemia do Covid – 19, o Tribunal Superior Eleitoral elaborou uma campanha com a participação do médico infectologista Dráuzio Varella. Nos vídeos, ele incentiva a participação voluntária de mesários e destaca as medidas de segurança sanitária para a realização do pleito. Confira a campanha Mesário Voluntário. 

Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

0 Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
Caracteres restantes: 700
 
  • Nenhum comentário publicado.