Adetuc recebe visita da chef Ruth Almeida que busca apoio para implantação de projeto gastronômico no Estado

Nos acompanhe em tempo real:
Compartilhe nas redes sociais:
08/05/2021 17h45
0 Comentários

O presidente da da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu nesta quinta-feira, 06, a visita da renomada chef de cozinha Ruth Almeida. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto piloto gastronômico para comunidades tradicionais do Jalapão.

Na ocasião, a chef Ruth Almeida solicitou o apoio do governo do Estado, por meio da Adetuc, para implantação de um novo projeto gastronômico piloto que será desenvolvido junto às comunidades do Jalapão e que também será levado, futuramente, para outras comunidades tradicionais do Estado.

“Fui muito bem recebida pelo presidente Jairo Mariano, que demonstrou apoio para que eu precisar do governo e, assim, desenvolver um projeto de sustentabilidade, trabalhando com extrativismo, a fim de melhorar as condições de vida das mulheres quilombolas que estão à frente dos restaurante e na administração de suas casas”, explicou Ruth Almeida, ressaltando que o projeto visa também um reforço para atividade turísticas não só do Jalapão e Serra Gerais, nesse primeiro momento, mas também para outras regiões turísticas do Tocantins.

Durante a visita, a chef de cozinha Ruth Almeida informou ao presidente da Adetuc que esteve, recentemente, em Brasília, onde também teve todo apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Cultura. “O projeto trabalha a gastronomia do Tocantins como cultura. Esse não é só um projeto de turismo, mas também de tratar a gastronomia e as histórias dos povos tradicionais do Tocantins como cultura gastronômica”, pontuou.

Em Brasília, a chef Ruth recebeu o convite da Secretária de Cultura e Ministério do Turismo para participar de dois eventos internacionais. Sendo o primeiro evento em Portugal, onde serão celebradas as comemorações de independência do Brasil. Para o evento, ela irá preparar um cardápio autoral e intuitivo, que representa a cultura afro e indígena e que será servido para 180 pessoas. O segundo evento que participará será em Dubai, a Expo Dubai 2021, onde irá representar o Brasil na parte gastronômica, servindo algumas degustações gastronômicas sustentável tocantinense, para chefes de Estados.

Ruth destacou ainda, que graças ao apoio do governo do Estado, e, principalmente, do Deputado Federal, Eli Borges, e do assessor parlamentar, Wenyson Barbosa, a história do nosso povo e da gastronomia tocantinense está ultrapassando fronteiras.

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a chef Ruth Almeida, representa a força das mulheres do nosso povo que ajudam a propagar o turismo e a cultura do Tocantins. “Ruth faz de sua arte gastronômica uma importante ferramenta para valorização da cultura e do fortalecimento do turismo por meio da gastronomia. Por tanto, levarei ao conhecimento do governador Mauro Carlesse, esse projeto tão importante para geração de emprego e renda para as comunidades tradicionais do nosso Estado”, concluiu o presidente.

Prêmios

Ruth Almeida foi consagrada com o prêmio de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018. Considerado o Oscar da gastronomia brasileira. Em 2017, Ruth foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina.

Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

0 Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
Caracteres restantes: 700
 
  • Nenhum comentário publicado.